ouvidoria
Horários de Atendimento
Seg e Ter: 08:00 às 18:00
Qua e Qui: 08:00 às 12:00
A ouvidoria das Afya Faculdade de Ciências Médicas de Guanambi foi desenvolvida como espaço para comunicação entre acadêmicos, professores, funcionários e comunidade em geral. Ela é um órgão de caráter essencialmente administrativo e visa a contribuir para a realização dos direitos no âmbito das ações e relacionamentos da Instituição, em todas as instâncias envolvidas.
Tem como objetivo a defesa dos direitos dos discentes, docentes, colaboradores e comunidade externa em suas relações com a Instituição. É uma ferramenta essencial para o bom funcionamento e aprimoramento da instituição, pois se apresenta como um canal democrático para manifestação de opiniões sobre os serviços prestados pelas Afya Faculdade de Ciências Médicas de Guanambi.
Funções da Ouvidoria
Sendo assim, assume a função de:
- Receber, analisar, encaminhar e responder ao cidadão/ usuário suas demandas.
- Fortalecer a cidadania ao permitir a participação do cidadão.
- Garantir ao cidadão o direito à informação; facilitar as interlocuções entre os pares da Instituição
- Ouvir as reclamações, denúncias, elogios, solicitações, sugestões ou esclarecer as dúvidas sobre os serviços prestados.
- Receber, analisar e encaminhar as manifestações dos cidadãos aos setores responsáveis.
- Acompanhar as providências adotadas, cobrando soluções e mantendo o cidadão informado.
- Responder com clareza as manifestações dos usuários no menor prazo possível.
- Estabelecer canais de comunicação de forma aberta, transparente e objetiva, procurando sempre facilitar as informações.
- Agir com transparência, clareza e mostrando limites e possibilidades
- Exercer suas atividades com independência e autonomia, buscando a desburocratização.
- Apoiar e orientar tanto os acadêmicos quanto a comunidade acadêmica no fortalecimento da interlocução entre teorias e projetos comunitários no sentido de manter uma interdisciplinaridade entre ensino, pesquisa e extensão.
- Respeito, sigilo e encaminhamentos de acadêmicos para orientações psicológicas, quando necessário.
O ouvidor
O ouvidor é um mediador entre os diversos setores da Instituição. Ele recebe e encaminha as mensagens às Unidades ou ao setor responsável para solução, e se responsabiliza pela resposta ao solicitante com discrição, imparcialidade e análise profunda dos fatos.
O bom atendimento significa:
- O atendimento da meta mais significativa da Ouvidoria, com a satisfação do graduando e pós-graduando, do consumidor e do cidadão.
- Restaurar vínculos estremecidos no relacionamento entre alunos, professores, colaboradores e comunidade em geral.
- Proporcionar fluxos informacionais contínuos, intervindo ou mesmo interferindo em outras áreas correlatas, e não necessariamente vinculadas administrativamente ao atendimento.
- Criar indicadores elaborados, subsidiando os gestores na elaboração de estratégias de atuação e reação, estabelecimento de metas e até restruturação produtiva.
- Emitir recomendações, com base no gerenciamento de informações, catalogação de dados, elaboração de relatórios e produção de indicadores estatísticos, constituindo uma mídia organizacional.
- Atuar como Crítico interno na percepção de disfunções sistêmicas e recomendar procedimentos para melhoria dos serviços prestados como indutor de mudanças.