Comissão Própria de Avaliação
Contato: [email protected]
Coordenador: Felipe Teixeira Dias
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Guanambi, instituída pela Portaria CPA nº 01 de 2018, tem o propósito de coordenar, de forma colegiada, o processo de autoavaliação, em caráter Institucional, de acordo com as diretrizes, critérios e estratégias estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), prevista no artigo 11 da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, e regulamentada pela Portaria MEC 2.051, de 9 de julho de 2004, em consonância com as diretrizes internas, princípios e critérios definidos pela Instituição de Ensino Superior (IES).
A CPA é responsável por todo o processo de Auto avaliação Institucional, compreendendo as fases de planejamento, sensibilização da comunidade acadêmica, pesquisas de campo, elaboração de relatório(s) e divulgação de resultados. Desse modo, tem a função de coordenar os processos internos de avaliação da instituição, de sistematização e de prestação de informações solicitadas pelo INEP/MEC, bem como a comunidade interna e externa.
A auto avaliação é caracterizada por um processo contínuo, que envolve a participação ativa de todos os segmentos da Instituição, buscando promover uma autoanálise, segundo os eixos e as dimensões preconizadas no SINAES, na perspectiva de relacionar a realidade institucional com o ideal desejado e, assim, refletir sobre o processo de desenvolvimento da Instituição, sua organização e atuação, no constante aprimoramento de suas potencialidades e da melhoria da qualidade dos serviços prestados.
Para cumprir suas atribuições, a CPA conta com o apoio da Direção Geral, Direção Acadêmica, Coordenação Administrativa e Financeira, da Coordenadoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (COPPEXII), da Coordenação do Curso de Medicina, do Núcleo de Comunicação e Marketing, do Núcleo de Experiência Discente (NED) e do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED).
A CPA reconhece que todas as conquistas só são possíveis com a efetiva e ativa participação da comunidade acadêmica nos processos de planejamento, avaliação, discussão dos resultados e contribuição dos gestores e líderes em sua ampla divulgação.
Resultado - Eleições Discentes
Homologação e Aprovação parcial - CPA
Edital para Inscrição de Representantes da CPA
Prof. Felipe Teixeira Dias
Fayla de Carvalho Cotrim
Josiane dos Santos Amorim
Henrique Vasconcelos Nery
Jussara Barbosa Caldas
Fernanda Alves Pereira
Felipe Teixeira Dias
Profa. Deborah Marques Pereira Clemente
Paulo Costa
A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA foi instituída pela LEI Nº 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004 com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.
Nota Técnica / 62-2014 - Relato Institucional
Nota Técnica / 65-2014 - Relatório CPA
A autoavaliação, ou avaliação interna, é uma das estratégias previstas na legislação federal, para melhorar a qualidade da Educação Superior Brasileira, conforme ressaltado na nota técnica n° 65, emitida pelo INEP em 09 de outubro de 2014.
Em conjunto com a avaliação externa, realizada por avaliadores da educação, cadastrados no BASIS e designados pelo Ministério da Educação (MEC), a avaliação interna tem como finalidade analisar com profundidade os diversos aspectos do desenvolvimento das ações do ensino superior.
Esses aspectos estão divididos em 5 eixos, os quais englobam as 10 dimensões institucionais previstas na lei 10.861, de 14 de abril de 2004.
Neste espaço, as FIPGuanambi dão ampla divulgação às informações e prestação de contas das ações realizadas pela CPA.
Relatório Integral 2021 - 2023
EIXO 1 – Planejamento e Avaliação Institucional
Dimensão 8: Planejamento e Avaliação
Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional
Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição
Dimensão 2: Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade
Dimensão 9: Política de Atendimento aos Discentes
Dimensão 5: Políticas de Pessoal
Dimensão 6: Organização e Gestão da Instituição
Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira
Dimensão 7: Infraestrutura Física
A CPA das FIPGuanambi Afya adota, para sua avaliação, uma abordagem quali-quantitativa, mediante a aplicação de questionários estruturados, análise de relatórios anuais da Ouvidoria, além de documentos dos setores que compõem as FIPGBI.
Busca, por meio do seu relatório anual, refletir sobre a realidade institucional, destacando seus pontos fortes e frágeis, para obter uma melhoria contínua da IES. Os instrumentos de avaliação são elaborados pela CPA, seguindo as solicitações do SINAES.
A CPA organiza dois momentos avaliativos, ambos operacionalizados nas seguintes etapas: sensibilização/motivação, coleta e análise de dados (com elaboração de plano de ação) e divulgação de resultados. Para tanto, são aplicados questionários estruturados e realizada análise documental dos registros na Ouvidoria.
O processo de coleta dá-se de forma anônima e sigilosa, e se propõe a avaliar a IES nos aspectos: ensino, pesquisa, extensão, comunicação interna e externa, relações humanas, infraestrutura e organização institucional, por meio de consulta à comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos-administrativos). A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Guanambi não adota o critério de obrigatoriedade para resposta aos questionários. A materialização desse processo se dá da seguinte forma:
Desenvolver um processo criativo de autocrítica permanente entre os integrantes da comunidade acadêmica, para a melhoria da qualidade do saber acadêmico, administrativo e para a cidadania.
Estamos prestes a iniciar mais um ciclo de avaliação institucional!
Convidamos toda a comunidade acadêmica a conhecer e participar neste importante momento!
A avaliação institucional na IES visa à continuidade de seu processo de autoconhecimento, detectando suas necessidades, seus êxitos e problemas, com vistas à tomada de decisões nos seus processos de planejamento.
Iniciamos mais um ciclo de avaliação institucional!
De 02 a 22 de outubro, toda a comunidade acadêmica está convidada a participar deste importante momento!
A avaliação institucional na IES visa à continuidade de seu processo de autoconhecimento, detectando suas necessidades, seus êxitos e problemas, com vistas à tomada de decisões nos seus processos de planejamento.
Ações da CPA:
Transparência e Comunicação Aberta a toda comunidade interna e externa: A CPA está comprometida com a transparência. Publicaremos os resultados da avaliação e as ações de melhoria em nosso site e em locais visíveis na instituição, garantindo que todos possam acompanhar o processo.
A frase "Você pediu, a CPA fez!" significa que a Comissão Própria de Avaliação (CPA) levou em consideração as solicitações e observações feitas pelos estudantes, técnicos administrativos e docentes e agiu para atender às suas necessidades e expectativas. Esse processo na IES visa à continuidade de seu processo de autoconhecimento, detectando suas necessidades, seus êxitos e problemas, com vistas à tomada de decisões nos seus processos de planejamento estratégico.
A CPA se compromete a realizar uma escuta sensível a toda a comunidade acadêmica, assumindo assim um caráter formativo.
Solicitações atendidas até o momento:
01. Melhorias no auditório: melhoria na acústica do ambiente e no material de projeção.
02. Melhorias na biblioteca: construção de novas cabines de estudo, melhor climatização e iluminação do ambiente.
03. Melhoria no wi-fi.
04. Melhoria nos serviços ofertados na cantina.
05. Fortalecimento das atividades de Extensão e Pesquisa: aumento do número de bolsas e de Iniciação Científica e de Pesquisa; Criação um Comitê Institucional de Pesquisa e Extensão; Criação de um Centro de Pesquisas Aplicadas denominado CESAD – Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde, Ambiente e Desenvolvimento; Criação do Observatório da Saúde e Meio Ambiente do Sertão Produtivo e Semiárido baiano.
06. Fortalecimento das ações do Núcleo de Experiência Discente (NED): contratação de mais uma psicopedagoga e fortalecimento de ações voltadas para a saúde mental dos estudantes.
07. Melhorias nos laboratórios: reformas estruturais, aquisição de equipamentos modernos e tecnologias de ponta, para elevar sempre a qualidade das atividades desenvolvidas.
08. Espaços de Convivência: Criação de áreas de convivência agradáveis, para promover interações sociais e pausas relaxantes.
Em 2022, considerando os resultados da avaliação, várias medidas foram adotadas e operacionalizadas em benefício de toda a comunidade acadêmica, entre elas, pode-se destacar:
01. Concretização pelos docentes e técnico-administrativos de cursos através da Universidade Coorporativa da Afya – UCA, objetivando o desenvolvimento de distintas competências nos profissionais que atuam na IES;
02. Desenvolvimento da I e II Mostra Científica da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Guanambi, com apresentação de pôsteres dos Projetos de Extensão desenvolvidos nas disciplinas de Métodos de Estudo e Pesquisa (MEP) e Integração Ensino- Serviço- Comunidade (IESC);
03. Preparação dos ambientes físicos e inspeções de saúde e segurança do trabalho geridas pela Comissão Interna para a Prevenção de Acidentes - CIPA e pela Comissão de Gestão da Pandemia da Covid19 da IES;
04. Obrigatoriedade de uso do EPI/máscara nas dependências físicas da IES por todos os seus usuários: colaboradores, alunos e comunidade externa;
05. Operacionalização do Núcleo de Acompanhamento e Experiência Docente – NAPED efetivando formação continuada em serviço aos docentes na Semana de Desenvolvimento Docente e ao longo do ano letivo;
06. Ampliação das formações docentes com foco nas metodologias ativas e inovações tecnológicas para docente, a partir da atuação do NAPED;
07. Restruturação e operacionalização do NED com oferta de atendimento psicólogico e psicopedagógico aos discente, nos formatos presencial e remoto;
08. Fortalecimentos do Projeto Ligas Acadêmicas (entidades estudantis apolíticas e sem fins lucrativos, vinculadas à Afya Faculdade de Ciências Médicas de Guanambi;
09. Criação da Coordenação de Pesquisa, Ensino, Extensão, Inovação e Internacionalização - COPEXII, objetivando ampliar e fortalecer a vivência do ensino, pesquisa e extensão e desenvolver o senso crítico e o raciocínio científico dos estudantes, com publicação de edital anual para seleção, registro e monitoramento das atividades de monitoria de ensino, pesquisa e extensão;
10. Acesso e aquisição das bases de dados DYNAMED (ferramenta de Medicina baseada em evidências).
11. Acesso à biblioteca virtual Minha biblioteca AFYA.
12. Desenvolvimento do programa Afycionados por Ciência, concedendo a docentes e discentes, bolsas de pesquisa e subsídios para participação em eventos científicos;
13. Construção de novas salas para: secretaria geral, centro administrativo, sala de videoconferência, Núcleo de Experiência Discente (NED), Ouvidoria, mais salas de aprendizagem em Pequenos Grupos – APGs, novos laboratórios, sala do COREME, Procuradoria Institucional, COPEXII, cantina;
14. Ampliação do número de cabines e melhoria na iluminação da biblioteca;
15. Fortalecimento do Programa de Iniciação Científica, por meio da ampliação de bolsas de IC e editais próprios;
16. Fortalecimento do Programa de Extensão, por meio da ampliação de bolsas de Iniciação à Extensão e editais próprios;
17. Criação da CIPA como comissão que, permanentemente, discute, planeja e avalia as ações de inclusão na IES.
Certamente, aqui você encontrará uma visão mais detalhada das ações desenvolvidas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) em resposta às valiosas contribuições da comunidade acadêmica e externa.
Nossa CPA está empenhada em melhorar constantemente a qualidade educacional e a experiência de todos os envolvidos na instituição, incluindo nossos alunos, docentes, equipe administrativa e também a comunidade externa que interage com nossa instituição. Portanto, ao longo do tempo, implementamos as seguintes iniciativas para atender às necessidades e expectativas de todos os nossos stakeholders.
O Café com a CPA constitui-se em um momento em a Comissão da CPA, juntamente com as lideranças da IES, reúnem-se com um segmento da comunidade acadêmica, para apresentar os resultados da avaliação institucional e o Plano de ação resultante da análise dos dados da avaliação.
Constitui-se em um importante momento de diálogo e de feedback, ratificando assim o caráter formativo que a avaliação assume em nossa instituição.
No último 22 de setembro, a comissão da CPA reuniu-se juntamente com Diretor Geral, Diretora Acadêmica, Coordenadora Administrativa, líderes das turmas e representantes discentes para realizar o Seminário de Feedeback da avaliação que ocorreu em maio deste ano, momento no qual os estudantes avaliaram seus docentes.
Foi mais um importante momento de diálogo com esse segmento! No seminário também foi apresentado o Plano de Ação que resultou dessa avaliação e o status de cada uma dessas ações.
Aos quatorze dias do mês de abril de dois mil e vinte e três, às 10 horas e 30 minutos, reuniram-se no auditório das FIPGuanambi, a Comissão da Própria de Avaliação (CPA), coordenadora da CPA, Jany Rodrigues Prado, a representante discente da CPA, Anna Flávia Azevedo, a represente da equipe técnico-administrativa,
Jasiane Fogaça Silva Santos, juntamente com a Diretora Acadêmica e Coordenadora da COPEXII, Vânia Torres, o vice- coordenador do curso de Medicina, André Fabrício da Cruz, a Coordenadora Administrativa Luziane Macena Araújo, a Procuradora Institucional, Larissa Ariana Lessa e os líderes, vice-líderes e representantes discentes das sete turmas matriculadas nesta instituição, para a realização do Café com a CPA.
Este momento foi organizado com o objetivo da CPA apresentar os resultados da avaliação institucional realizada em outubro de 2022 e o plano de ação traçado pela IES em diálogo com a equipe gestora, para atender as demandas sinalizadas pela avaliação.
A coordenadora da CPA ressaltou a importância do engajamento dos estudantes e a adesão desse segmento para a tomada de decisões na IES e trouxe a análise dos resultados e a ação planejada a partir de cada necessidade e/ou oportunidade de melhoria evidenciada pela avaliação. À medida que compartilhava tais resultados, apresentava o status da ação planejada pela IES. Foi um importante momento para que os coordenadores e discentes ali presentes discutissem o andamento das ações e conhecessem como ocorre o processo de planejamento estratégico da instituição.
Na oportunidade, a coordenadora da COPEXX apresentou o portfólio das atividades de pesquisa e extensão para os discentes, com destaque para as atividades de intercâmbio e internacionalização. O encontro foi avaliado como positivo por todos os presentes, com sinalização de que fosse realizado o 2º Café com a CPA após a análise da avaliação a ser realizada em maio deste ano, em que os discentes avaliarão os docentes.
Acompanhe as últimas notícias diretamente na página inicial do nosso site institucional:
Está quase chegando o momento! É a sua chance de fazer a diferença na sua instituição. Sua opinião é fundamental para promover melhorias contínuas na nossa IES. Participe e transforme ideias em ações!
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FIP Guanambi está à disposição para ouvir você. Nosso compromisso é fortalecer a qualidade institucional por meio da escuta ativa da comunidade acadêmica. Envie suas dúvidas, sugestões, críticas ou contribuições — sua participação é essencial para o aprimoramento contínuo dos nossos cursos, serviços e infraestrutura.
Entre em contato conosco pelo e-mail:
📧 [email protected]
Sua voz ajuda a construir uma FIP Guanambi cada vez melhor!