Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde, Ambiente e Desenvolvimento
Diante do processo de urbanização acelerado a nível mundial, principalmente nas últimas décadas, o cenário urbano perpassou por diversos problemas que se inserem na tríade: Saúde, Ambiente e Desenvolvimento (Giles-Corti et al., 2020). Nesse cenário, as realidades das cidades se mostraram em vias de retrocessos no tocante ao cuidado com a saúde, a proteção e preservação do ambiente natural dentre outros fatores socioambientais e socioeconômicos que desfavorecem o bem-estar social e o acesso a uma sadia qualidade de vida (Sefair et al., 2019).
Nesse contexto, as normativas nacionais e internacionais direcionam pesquisas, estudos e ações em direção ao arcabouço teórico-político dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com a perspectiva de otimizar e melhorar o desenvolvimento humano com o mínimo necessário: saúde para todos e meio ambiente equilibrado e sustentável (United Nations, 2023). Desse modo, as Instituições de Ensino (IE) e as Instituições de Ensino Superior (IES) tornam-se parte fundamental na articulação de uma educação para o desenvolvimento sustentável e solução de problemas (Lima et al., 2022).
Além disso, como parte estratégica da concretização do Desenvolvimento Sustentável, as cidades tornam-se o palco para articular parcerias entre IES e entidades públicas e privadas, estimulando pesquisas, fomentando ações de extensão e propiciando uma educação de qualidade. No contexto brasileiro, uma estratégia que visa contribuir com o acesso à saúde e inserção de médicos em localidades desfavorecidas é o programa “Mais Médicos” do Governo Federal (Brasil, 2023).
O referido programa, surge como uma resposta às necessidades de regiões menos favorecidas pelo Desenvolvimento que, por conseguinte, carece do acesso à saúde básica e de qualidade. Nesse prisma, IES participam de editais para instituir e disponibilizar o curso de Medicina em determinadas cidades/regiões como parte dessa missão. Como ênfase, destacam-se as disparidades regionais que existem no contexto brasileiro, como a exemplo, a região que abarca o Semiárido Nordestino, carente de políticas públicas e de estudos e pesquisas regionalizadas.
Somam-se às disparidades regionais, o nexo entre centralização de atividades e regionalização, ou seja, cidades que possuem área de atuação para além de sua região imediata, oferecendo os mais variados serviços como: saúde, educação e industrialização que são atividades essenciais ao Desenvolvimento. Como forma estratégica de aliar, o programa Mais Médicos, em um contexto que exerce centralidade em região menos favorecida, tem-se a cidade de Guanambi, que é localizada no interior da Bahia, e que integra a regionalização do Semiárido brasileiro.
Ante o exposto, em 2018, na cidade de Guanambi (vide Figura 1), foi credenciada a mantida Faculdades Integradas Padrão – FIP Guanambi, oferecendo um ambiente de excelência educacional através do curso de Medicina. As FIP-GBI foi a IES selecionada pelo edital do programa Mais Médicos e como missão institucional, propõe-se a formar profissionais éticos, solidários, criativos e capacitados para ingressarem no mercado de trabalho (FIP-GBI, 2020).
Para além da formação dos profissionais, as FIP-GBI tem como metas e objetivos fomentar a pesquisa, extensão, internacionalização e formação continuada dos seus docentes e discentes, essa estratégia vai de encontro à promoção tanto do Programa Mais Médicos, como para o Desenvolvimento Sustentável. A Figura 1 apresenta a localização de Guanambi e as cidades que centralizam suas dinâmicas socioeconômicas, educacionais e da saúde em Guanambi.
Figura 1 – Área de atuação direta das FIP-GBI
Org.: Dias, Felipe Teixeira (2023).
A Figura 1 apresenta a área de atuação direta e imediata das FIP-GBI, ou seja, depreende-se dos dados levantados que a instituição atende à microrregião de Guanambi, com destaque para: Caetité, Riacho de Santana, Brumado, Pindaí, Urandí, Caculé, Palmas de Monte Alto, Candiba, Igaporã. Outras cidades da Bahia também possuem fluxo migratório para a cidade de Guanambi, na perspectiva de cursar Medicina nas FIP-GBI. Além disso, no contexto Norte-Mineiro, as FIP-GBI também atuam e recebem estudantes de Espinosa, Monte Azul, Mato Verde, Porteirinha, Janaúba e Montes Claros.
Ponto comum entre as cidades, é que pertencem ao interior da Bahia e Minas Gerais, respectivamente, com exceção de Montes Claros, que atende maior parte do Norte de Minas. No entanto, um ponto que merece destaque é que todas essas cidades integram o Semiárido Brasileiro (Poisson, 2020), que por sua vez, carece de pesquisas, estudos e ações extensionistas com foco na perspectiva regional, o que torna essa localidade um âmbito singular para estimular e promover pesquisas aplicadas.
Desse modo, no contexto descrito, as FIP-GBI entende necessário a criação de um Centro de Pesquisas Aplicadas, partindo da Interdisciplinaridade temática contida na tríade: Saúde, Ambiente e Desenvolvimento, pilares essenciais ao Desenvolvimento da humanidade, condizente com agendas globais para à Sustentabilidade. Nesse sentido, esta contextualização faz parte dos fundamentos do Regulamento do Centro Interdisciplinar de pesquisa em Saúde, Ambiente e Desenvolvimento das Faculdades Integradas Padrão – FIP Guanambi, doravante será utilizada a sigla CESAD FIP-GBI, referindo-se ao Centro de Pesquisa.
Prof. Me. Felipe Teixeira Dias
Política Institucional de Pesquisa
Portaria Nomeia Direção do CESAD
Portaria Nomeia Conselho Diretivo 2024
Faculdades Integradas Padrão – FIP Guanambi
Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde, Ambiente e Desenvolvimento – CESAD
Prof. Me Felipe Teixeira Dias (Coordenador Geral de Pesquisa)
Prof. Nilton Meira Correia Neto (Diretor Geral das FIPGuanambi)
Profa. Vânia Torres (Diretora Acadêmica)
Profa. Adriana Pereira Bomfim (Coordenadora do NAPED)
Prof. Curt Hemanny Menezes Santos (Líder do Grupo de Pesquisa em Transtorno do Humor)
Prof. André Fabrício Pereira da Cruz (Coordenador Adjunto Medicina)
Prof. Alan Rodrigues de Azevedo (Coordenador do Curso de Medicina)
Prof. Sizinio da Silva Martins Neto (Tecnologia da Informação)
Pautada na Política Institucional de Pesquisa Científica/Tecnológicas, Extensão e Inovação das FIPGuanambi, a missão do Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde, Ambiente e Desenvolvimento - CESAD, centra suas ações em Pesquisas Aplicadas, representação acadêmica, proposições de inovação pedagógica, científica e tecnológica.
Como parte das estratégias de parceiras das FIPGuanambi, o CESAD por meio de seus membros exercem algumas representações e parcerias com entidades públicas e privadas:
1. Fórum Municipal de Educação de Guanambi (Representantes: Adriana Bomfim e Felipe Dias);
O Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde, Ambiente e Desenvolvimento, tem como objetivo: realizar pesquisas interdisciplinares e multidisciplinares com enfoque principalmente nos seguintes temas:
A Iniciação Científica no âmbito do CESAD Tem o condão de despertar a vocação científica e fomentar a formação de novos pesquisadores, em todas as áreas de conhecimento, bem como em estudantes de graduação com a participação ativa em projetos de pesquisa devidamente vinculados à FIPGuanambi, orientados por docentes-pesquisadores.
Consoante Regulamento Institucional, são objetivos do Programa de Iniciação Científica:
Em relação à Instituição:
Em relação aos discentes:
Em relação aos docentes:
Política Institucional de Pesquisa
Regulamento de Iniciação Científica
O Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde, Ambiente e Desenvolvimento, tem como objetivo: realizar pesquisas interdisciplinares e multidisciplinares com enfoque principalmente nos seguintes temas:
A Iniciação Científica no âmbito do CESAD Tem o condão de despertar a vocação científica e fomentar a formação de novos pesquisadores, em todas as áreas de conhecimento, bem como em estudantes de graduação com a participação ativa em projetos de pesquisa devidamente vinculados à FIPGuanambi, orientados por docentes-pesquisadores.
Consoante Regulamento Institucional, são objetivos do Programa de Iniciação Científica:
Em relação à Instituição:
Em relação aos discentes:
Em relação aos docentes:
Política Institucional de Pesquisa
Regulamento de Iniciação Científica
Grupo de Pesquisa em Saúde e Qualidade de Vida
O Grupo de Pesquisa em Saúde e Qualidade de Vida busca compreender os fatores que influenciam o bem-estar físico, mental, social, ambiental e emocional das pessoas, além de investigar estratégias e intervenções que possam promover estilos de vida saudáveis e prevenir doenças. Procura Investigar os diferentes aspectos que contribuem para a qualidade de vida das pessoas, bem como os diversos fatores que influenciam a saúde e o bem-estar, incluindo fatores individuais (como idade, gênero, condição socioeconômica) e fatores ambientais (como acesso a serviços de saúde, condições de moradia, ambiente de trabalho). Que vão de encontro aos determinantes e condicionantes sociais e de saúde, que é capaz de implementar e avaliar intervenções e programas destinados a promover estilos de vida saudáveis, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Isso pode incluir intervenções em áreas como nutrição, atividade física, saúde mental, prevenção de doenças crônicas, entre outras.
O grupo nasceu em 2023.1. E a partir do seu nascimento, as produções e produtos oriundos das atividades de iniciação científica possuem sua importância registrada, evidenciando não só a produtividade em si, mas também o desempenho, e a expressão de capacidades obtidas durante o momento de aperfeiçoamento científico. O processo de produção técnico-científico contou com aulas teóricas para capacitação, participação de eventos, reuniões coletivas com outros grupos de pesquisa, análise e interpretação de dados, assim como a escrita de trabalhos e suas respectivas apresentações.
Líder: Prof. Ma. Elaine Santos da Silva (Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Vigilância em Saúde pela Faculdade Holística (FAHOL), e em Vigilância em Saúde no Enfrentamento da Covid-19 e de outras Doenças Virais - VIGIEPIDEMIA (FIOCRUZ/MS). Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário UNIFG).
Ana Clara Almeida Reis (Estudante do curso de Medicina das FIPGuanambi)
Gilberto Silva Almeida (Estudante do curso de Medicina das FIPGuanambi)
João Pedro Donato de Almeida Santos (Estudante do curso de Medicina das FIPGuanambi)
Mell Gabriely Prado Barbosa (Estudante do curso de Medicina das FIPGuanambi)
Pedro Henrique Porto Lima (Estudante do curso de Medicina das FIPGuanambi)
Contribuir para o avanço do conhecimento, tanto teórico quanto prático, em suas áreas de atuação, promovendo o desenvolvimento científico, tecnológico e social acerca do panorama socioambiental e de assistência à saúde da zona rural de município do semiárido nordestino.
Grupo de Pesquisa Transtornos do Humor, Ciências da Saúde e Práticas Psicológicas
O Grupo “Transtornos do Humor, Ciências da Saúde e Práticas Psicológicas” surge como resposta às deficiências na abordagem da psicologia e saúde mental na formação médica. Ao conectar ciências da saúde e práticas psicológicas, o grupo se propõe a aprofundar o entendimento dos fenômenos comportamentais e atualizar sobre melhores práticas clínicas em saúde mental. Essa iniciativa não só aborda as lacunas na formação atual, mas também eleva o padrão acadêmico da faculdade, consolidando as FIP-Guanambi como referência em inovação na interseção entre medicina e saúde mental. Em meio aos crescentes desafios de saúde mental no contexto social e comunitário, a criação do grupo de pesquisa “Transtornos do Humor, Ciências da Saúde e Práticas Psicológicas” nas FIP-Guanambi se torna crucial. As pesquisas desenvolvidas por este grupo visam produzir publicações de alto impacto que não só influenciarão a ciência e as práticas clínicas, mas também moldarão políticas e intervenções no âmbito da saúde pública e privada. Estas publicações têm o potencial de gerar insights inovadores, guiar currículos educacionais, atualizar profissionais de saúde e, em última análise, beneficiar a comunidade ao oferecer soluções mais eficazes para desafios de saúde mental. Assim, o trabalho deste grupo enfatiza o compromisso da FIP-Guanambi em gerar mudanças tangíveis no cenário social, educacional e da saúde.
Líder: Prof. Curt Hemanny Menezes Santos (Psicólogo, Doutor e Mestre em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas pela Universidade Federal da Bahia, Professor das Faculdades Integradas Padrão – FIPGuanambi).
Profa. Maria Elisa Lima Barros (Médica, residente em Psiquiatria, professora das Faculdades Integradas Padrão – FIPGuanambi).
Amanda Meira Luz (Estudante do curso de Medicina das FIPGuanambi)
Anne Caroline de Oliveira Ramos (Estudante do curso de Medicina das FIPGuanambi)
Fáila Martins da Costa (Estudante do curso de Medicina das FIPGuanambi)
Frederico Giuliano Rodrigues Barbosa de Souza (Estudante do curso de Medicina das FIPGuanambi)
Gabriel Fagundes Santos (Estudante do curso de Medicina das FIPGuanambi)
Gustavo Véo Gusmão (Estudante do curso de Medicina das FIPGuanambi)
Letícia Gomes Viana Pessoa (Estudante do curso de Medicina das FIPGuanambi)
Lindiane de Azevedo Neves Oliveira (Estudante do curso de Medicina das FIPGuanambi)
Marcela Santana Guimarães (Estudante do curso de Medicina das FIPGuanambi)
Nair Rafaela Soares Cabral (Estudante do curso de Medicina das FIPGuanambi)
Paullina Ledo Araújo (Estudante do curso de Medicina das FIPGuanambi)
Sabrinna Náira Vieira Brás (Estudante do curso de Medicina das FIPGuanambi)
Verônica Gabriela Souza Marques (Estudante do curso de Medicina das FIPGuanambi)
Investigar a prevalência e ocorrência de sintomas depressivos e de ansiedade, bem como avaliar a qualidade de vida em populações diversas na cidade de Guanambi e cidades vizinhas, visando compreender a extensão e o impacto dessas questões na saúde mental da comunidade regional.
Instituto de Psicoterapia / BA
Bases relevantes na Medicina: