
Enfermagem
Enfermagem: o que é?
A Enfermagem faz parte do grupo de profissões que pertencem à área da saúde, junto com a Psicologia, Medicina, Nutrição, Estética, Fisioterapia e outras. Desse modo, o maior objetivo da atuação do enfermeiro é a promoção da saúde em todos os âmbitos que trabalhar.
No campo prático, a Enfermagem faz isso por meio de instrumentos, ferramentas e técnicas para a implementação do tratamento adequado dos mais variados tipos de doenças e cuidados ao ser humano. Isso pode ser feito no âmbito individual, familiar ou em comunidades.
O que faz um bacharel em Enfermagem?
O bacharel em Enfermagem é um profissional apto para cuidar de pessoas. Ele auxilia na melhoria da saúde por meio da prestação de assistência ao paciente. Isso pode ser feito com a aplicação de injeções, fazendo curativos, acompanhando procedimentos médicos etc.
O enfermeiro busca garantir o conforto e o bem-estar dos pacientes durante o processo de tratamento das doenças e as internações hospitalares. Além disso, esse profissional também realiza uma série de procedimentos de apoio e acompanhamentos, como a medição de temperatura e o auxílio dos médicos durante a cirurgia.
Por que fazer uma graduação em Enfermagem?
Como a Enfermagem faz parte da área da saúde, o bacharel está em constante processo de ajuda ao próximo. A todo momento o profissional presta assistência e garante que a transição por um período de doença não será mais desconfortável do que o necessário.
Além disso, o enfermeiro, à medida que exerce sua profissão, tende a amadurecer emocionalmente. Ele lida com a tristeza, o medo, a frustração e a morte em seu dia a dia, mas também com a recuperação, a esperança e a alegria. Isso o deixa mais preparado para lidar com as pessoas, atendê-las e dar o real apoio de que precisam.
Outra grande vantagem da Enfermagem é que ela tem uma ampla área de atuação. O enfermeiro executa dezenas de procedimentos, que podem ser requisitados pelas mais diferentes áreas, como empresas públicas e privadas, hospitais e outros ambientes que exigem cuidado com pessoas.
Somado a isso, o bacharel em Enfermagem também conta com flexibilidade de horários. Em alguns casos o trabalho é feito por turno e isso pode ser trocado. Em outros, a pessoa pode
negociar com o empregador e fazer mudanças sem grandes dificuldades, o que é muito diferente do que a grande maioria das profissões.
Como é o mercado de trabalho em Enfermagem?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os países precisam ter, em média, 1 enfermeiro para cada 500 habitantes. Infelizmente, essa realidade está muito longe de ser atingida no Brasil, já que o quadro atual de enfermeiros registrados gira em torno de 0,9 para cada 1.000 habitantes.
Comparando com as recomendações da OMS, esses números realmente parecem baixos. Entretanto, mais de 60% dos profissionais da área da saúde são formados em Enfermagem. Isso só mostra que as pessoas têm o interesse pela área, mas que o país ainda não conseguiu formar profissionais o suficiente.
Isso é um ponto positivo para quem está entrando agora no mercado de trabalho. A demanda por enfermeiros cresce a cada dia e os hospitais raramente fecham seus anúncios de contratação. Além disso, a procura por home care, principalmente de idosos, tem aumentado nos últimos anos (e vai continuar a aumentar, já que a população brasileira está vivendo durante muito mais tempo).
Com relação às áreas de trabalho, a Enfermagem é bem flexível também. Os profissionais podem atuar em hospitais, redes básicas de atenção à saúde, vigilância à saúde, responsável técnico, dentro das secretarias de saúde e na saúde escolar.
Além disso, é possível seguir carreira como autônomo, principalmente no atendimento doméstico. O enfermeiro é, também, procurado para fazer parte do quadro operacional das empresas, junto à equipe de saúde do trabalhador.
O que se aprende na Faculdade de Enfermagem?
O curso de Enfermagem precisa de uma abordagem mista e generalista, como é a exigência do Ministério da Educação (MEC). Então, durante o curso o aluno tem acesso a vários conteúdos das Ciências Biológicas e das Ciências Humanas.
Dessa maneira, o bacharelando verá matérias, como Biologia, Antropologia, Anatomia Humana, Comunicação e Expressão, Microbiologia e Imunologia, Farmacologia, Enfermagem na Saúde do Adulto, entre outras.
docentes
contato
- Nome e e-mail do coordenador do curso -
Lucas Amaral Martins ([email protected])