Notícias
Notícias

Venha conhecer o presépio das Afya Faculdade de Ciências Médicas de Guanambi

O mês de dezembro tem como hábito a construção de presépios, lembrando o momento em que José e Maria saíram da Galileia, fugidos do rei Herodes, que tinha ordenado matar todos as crianças judias, e após alguns dias viajando pediram ajuda em uma casa, recebendo como retorno a possibilidade de passar a noite em um estábulo, dividindo o local com outros animais.

Foi nesta noite que Maria deu à luz a Jesus e que eles receberam a visita dos três reis magos, Belchior, Baltazar e Gaspar, os quais presentearam o Rei dos Judeus com incenso, ouro e mirra, seguindo o brilho de uma estrela para chegar até o local, depois da anunciação do anjo Gabriel sobre o nascimento de Jesus.

A origem da montagem de presépios data de 1.223, depois de uma pregação de São Francisco de Assis, o qual criou uma forma teatral de representação, a fim de mostrar a todos o nascimento de Jesus, construindo um cenário vivo, com autorização do Papa da época.

No início o presépio era uma pequena construção, feito de madeira, barro, louça ou de outros materiais. A partir do século XV, no entanto, os presépios passaram a ser fabricados em materiais mais baratos e hoje a diversidade de matérias-primas utilizadas para confecção das peças é muito grande.

No presépio das Aya Guanambi, Maria, José e os reis magos têm tamanho real, chegando a 1 m e 20 cm de altura. Todas as peças da obra foram exclusivamente pensadas para que todos aqueles que contemplem a estrutura possam remeter a este momento bíblico, transmitindo sentimentos de paz, de esperança e de resiliência, com ancoragem na iluminação cênica, que com uso de  tecnologia muda a um clique o espaço, encantando todos aqueles que o visitam.

Venha você também conhecer o nosso presépio.