Observatório
da Saúde e Meio Ambiente do Sertão Produtivo e Semiárido Baiano
Conheça um pouco sobre o Observatório:
Pensar, discutir e avaliar os problemas que decorrem do binômio Saúde e Meio Ambiente, indubitavelmente têm se tornado um desafio global. Nesse contexto, diagnosticar e promover discussões para solução de problemáticas regionalizadas, tornam-se uma lacuna que desafia aos diversos setores sociais, sejam públicos ou privados. Diante disso, uma importante agenda é pautada pela Organizações das Nações Unidas, como Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (United Nations, 2023).
Com efeito, os diversos setores políticos globais, estimulam um pensar global, mas, um agir local. Essa premissa corresponde aos diversos fenômenos urbanos e ambientais que se diferem entre os contextos e entre os territórios, permitindo ambientes pluriculturais, com peculiaridades e demandas territoriais específicas. No contexto da Bahia, existem diversas culturas e territórios que se caracterizam por dinâmicas próprias, estimuladas por atividades socioeconômicas e padrões ambientais característicos, a exemplo, o território do Sertão Produtivo (BAHIA, 2017).
Acerca do Sertão Produtivo, este, caracteriza-se por sua composição de 19 municípios (BAHIA, 2017) de pequeno porte, com exceção de Guanambi, que nas últimas décadas revestiu-se de uma dinâmica de cidade de Pequeno-Médio Porte, devido aos investimentos em diversos setores econômicos, mas, destacando-se como polo regional de educação (FIP-GBI, 2020). A cidade sede com nome homônimo, ou seja, Guanambi, possui diversas Instituições de Ensino e Ensino Superior – IES, as quais, têm viabilizado e centralizado as ações de Ensino-Pesquisa-Extensão do território.
Ressalta-se que um importante aliado na tomada de decisões, planejamento, diagnósticos é o eixo Universitário, capaz de articular programas, projetos e ações que envolvam o Ensino-Pesquisa-Extensão e, sem dúvidas a capacidade de inovação (Gonçalves, 2016). No contexto de Guanambi, as Faculdades Integradas Padrão – FIP Guanambi, têm se posicionado acerca da consolidação das atividades integradoras de Pesquisa, Extensão e Inovação (FIP-GBI, 2020).
A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Guanambi busca excelência do tripé: Ensino-Pesquisa-Extensão, e para tanto, possuem como proposta inovadora, a inserção do curso de Medicina em uma formação humanística, regionalizada, inserida na comunidade e atenta à solução dos problemas de saúde pública e privada (FIP-GBI, 2020). Em função disso, e aliada aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, as FIP-GBI articulam programas e projetos interdisciplinares cujo eixo temático perpassa pela Saúde e Meio Ambiente, entendendo esse binômio como essencial para a formação de seus estudantes.
Assim, partindo-se do tema de estudo-observacional: Saúde e Meio Ambiente, bem como, das peculiaridades que se inserem na identidade do Território do Sertão Produtivo, surge a necessidade de articular um projeto denominado “Observatório da Saúde e Meio Ambiente do Sertão Produtivo”. A projeção de um Observatório dos temas de Saúde e Meio Ambiente surge como proposta inovadora e corresponde a uma demanda pela inserção social dos estudantes e profissionais das FIP-GBI.
Além disso, o Observatório surge com a proposta de diagnosticar, analisar e avaliar o tema proposto, principalmente através das técnicas observacionais e laboratoriais. A criação de um Observatório, enquanto instrumento de atuação do Centro de Pesquisas das FIP-GBI, justifica-se em: 1) atividades integradoras entre Pesquisa-Extensão-Inovação; 2) promoção de projetos interdisciplinares e multidisciplinares correspondente a uma formação técnico-científica; 3) promoção de atuação comunitária e estudos focalizados no território de atuação; 4) articulação entre o ambiente universitário e gestores municipais; 5) atenção em todos os níveis em face da Saúde e do Meio Ambiente no Sertão Produtivo.
Referências
BAHIA. (2017). 13 l Sertão Produtivo. Identidade Territorial Da Bahia. http://www.cultura.ba.gov.br/arquivos/File/01_divisao_territorial_2/13_sertao_produtivo.pdf
FIP-GBI. (2020). PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2020 a 2024 GUANAMBI-BAHIA. Faculdades Integradas Padrão – FIP GUANAMBI. https://assets.fip-gbi.edu.br/arquivos/2022/academico/pdi-fip-guanambi.pdf
Gonçalves, N. G. (2016). Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Perspectiva, 33(3), 1229–1256. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p1229
United Nations. (2023). Sustainable Development Goals. SDG – Department of Economic and Social Affairs. https://sdgs.un.org/goals/
Quem somos
Afya Faculdade de Ciências Médicas de Guanambi
Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde, Ambiente e Desenvolvimento – CESAD
Observatório da Saúde e Meio Ambiente do Sertão Produtivo e Semiárido Baiano
Coordenação Geral
Prof. Me Felipe Teixeira Dias
Integrantes
- Profa. Adriana Pereira Bomfim
- Prof. Andre Luis Samora de Sousa
- Prof. Carlos Magno Santos Clemente (Pesquisador externo)
- Profa. Deborah Marques Pereira Clemente (Pesquisadora externa)
- Profa. Vânia Torres
Iniciação Científica
Missão e Atuação
Missão
A Missão do Observatório é pautada na construção um arcabouço técnico-científico embasado em teorias, números, casos, estudos e outras fontes de dados primárias ou secundárias para subsidiar tomada de decisões, ações públicas ou privadas no eixo da Saúde e Meio Ambiente, tornando-se um instrumento de atuação e intervenção constante.
Visando dar suporte à missão, tem-se como objetivos fundamentais:
- Conhecer a realidade territorial do Sertão Produtivo, inserindo os pesquisadores e alunos na literatura e na dinâmica dessa região;
- Realizar estudos bibliográficos, técnicos e numéricos sobre a situação dessa localidade;
- Criar um planejamento estratégico para atuação do Observatório e do Centro de Pesquisas;
- Possibilitar o engajamento dos estudantes junto à comunidade;
- Promover atividades interdisciplinares e multidisciplinares relativas ao bem-estar envolvendo saúde e meio ambiente regionais;
- Contribuir para o desenvolvimento regional dos eixos: Saúde e Meio Ambiente;
- Constituir um boletim semanal sobre os assuntos que perpassam a atuação do Observatório;
- Disseminar e difundir as informações técnicas, por meio de artigos, eventos e outras formas técnico-científicas;
- Criar, armazenar e alimentar banco de dados para tomada de decisões;
Área de atuação
Figura 1 - Território do Sertão Produtivo (área de atuação do Observatório)
Org.: Observatório da Saúde e Meio Ambiente das FIPGuanambi
Estrutura de Pesquisa
Linhas de Pesquisa
Linha 1: Saúde e Meio Ambiente
Coordenador: Prof. Me. Felipe Teixeira Dias (Doutorando em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES/MG)
Pesquisadores(as)/Colaboradores(as): Profa. Debora Oliveira Lima (Especialista em Empreendedorismo, Graduada em Administração pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB)
Equipe Discente (Medicina):
- Ana Lígia Gomes de Siqueira Lima
- Ana Luísa Carvalho Maciel
- Giovanna Lelis Ladeia Brito
- Jeniffer de Souza Costa
- Matheus Araújo Rodrigues
- Victor Gabriel Soares
Projetos em Execução:
- Análise das mudanças no Microclima de Guanambi/Ba e seus Reflexos na População Local (Aprovado pelo Comitê de Ética)
Linha 2: Saúde e Tecnologia
Coordenador: Prof. Me. Felipe Teixeira Dias (Doutorando em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES/MG)
Pesquisadores(as)/Colaboradores(as): Prof. Me. Alan Rodrigues de Azevedo (Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES/MG)
Equipe Discente (Medicina):
Projetos em Execução:
.....
Linha 3: Medicina Legal e Ciências Forenses
Sobre: São objetivos da linha de pesquisa: Ensino, pesquisa e extensão da Medicina Legal e Ciências Forenses; desenvolvimento de métodos e técnicas associadas ao uso de novas tecnologias; colaboração interdisciplinar; elucidação e apresentação do graduando à esfera forense; aprimoramento de protocolos de investigação; aumento da precisão e confiabilidade da prática médica contribuindo para a justiça e saúde pública. Serão aplicadas metodologias dos mais diversos tipos de estudos desde a revisões bibliográficas sistematizadas, análise de dados forenses e estudos de casos. Além da experimentação e pesquisas referentes à analises de evidências forenses.
Líder: Profa. Me.Fayla de Carvalho Cotrim (Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP).
Pesquisadores(as)/Colaboradores(as):
Em construção...
Equipe Discente (Medicina):
Em seleção...
Grupos e Núcleos Apoiados
Como parte da estratégia de atuação, o Observatório possui uma política de apoio aos Grupos e Núcleos institucionais centrados na Afya Faculdade de Ciências Médicas de Guanambi e/ou em unidades do Grupo Afya. Em âmbito das Afya Guanambi, atualmente o Observatório da Saúde e Meio Ambiente do Sertão Produtivo apoia os seguintes Grupos e Núcleos:
- Grupo de Pesquisa em Transtorno do Humor e Saúde Mental / CESAD-FIPGuanambi;
- Núcleo de Empregabilidade / COPPEXII-Afya Faculdade de Ciências Médicas de Guanambi
- Núcleo de Inovação e Empreendedorismo / COPPEXII-FIPGuanambi;
- Núcleo de Mobilidade Acadêmica e Internacionalização / COPPEXII-FIPGuanambi;
- Grupos da disciplina Métodos de Ensino e Pesquisa - MEP II /FIPGuanambi
Projetos em Execução
Projetos de Pesquisa:
- Cartografia Médica de Guanambi e do Sertão Produtivo
- Meio Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida: Análise Espaço-Temporal das mudanças no microclima de Guanambi/Ba
Projetos de Inovação/Intervenção:
- Laboratório de Inovação e Desenvolvimento Científico do Observatório
Ferramentas de Pesquisa
Bases de dados (Revisão bibliográfica)
- Plataforma Sucupira (indexador Governamental Brasileiro)
- Periódicos.capes (Repositório/indexador)
- Sumários – (Sumário de Revistas Brasileiras)
- WDT – (Biblioteca Digital Mundial)
- Scopus (Base de dados/indexador)
- Web of Science (Base de dados/indexador)
- Google Scholar (Repositório/indexador)
- Science Direct (Base de dados)
- Emerald (Editora/base de dados)
- LexML (Rede de Informação Legislativa)
- Biblioteca do Senado Federal (Dados diversos gratuitos e online)
- SPELL (indexador/ANPAD)
- SciELO – (Livraria Científica Eletrônica)
- Academia.edu (Portal de autores/rede social)
- ResearchGate (Portal de autores/rede social)
- Springer (Editora/Rede/Livraria eletrônica, *artigos abertos e pagos)
- DOAJ – Diretório de Acesso aberto de periódicos (Global)
- Semantic Scholar (Portal de autores/rede social)
- SBPC – Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (eventos anuais científicos)
- BDTD – Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (Repositório de Teses e dissertações das Universidades).
Bases de dados (dados estatísticos, econômicos, sociais, jurídicos e ambientais)
- SECULT/BA – (Portal de Oficial de Culturas no Sertão Produtivo/Bahia)
- Weather Spark (dados climáticos globais)
- Agenda 2030 (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável)
- Windy Climatologia Mundial (dados climáticos globais)
- LexML (dados legais do Brasil)
- IBGE- Meio Ambiente (dados do meio ambiente do IBGE)
- DIEESE – Brasil (Departamento de estudos estatísticos e socioeconômicos)
- IPEA (Instituto Brasileiro de Pesquisa Econômica Aplicada)
- CEPALSTAT (Comissão econômica de dados da América Latina e Caríbe)
- IBGE – (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas)
- INMET (Instituto Nacional de Meteorologia)
- DataSUS (dados do sistema de saúde brasileiro)
- DataPrev (dados do sistema de previdência brasileiro)
- IBDA – (Instituto Brasileiro de Direito Ambiental)
- IBDU – Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico
- INBS – (Instituto Brasileiro de Sustentabilidade)
- INPE – (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
- ISD – (Instituto Internacional de Neurociências)
- NUPEM – (Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade)
- Ministérios/Secretarias (estaduais e municipais)
- SIPAC – (Sistema de Informações do Patrimônio Cultural da Bahia/Sertão Produtivo)
- SISNAMA – (Página do Sisnama/Ibama)
Ferramentas para Pesquisa e Escrita
- Jamovi (Software de Estatísticas – Gratuito)
- VOSviewer (Software de Clusters – Gratuito)
- Formatador de ABNT (página de formatação de referências)
- Formatação Estilo APA (Pagina de formação de citações estilo American Psychological Association (APA) – 7. ed)
- Tradutor DeepL (tradutor)
- Tradutor Google (tradutor)
- WordArt (criador de nuvem de palavras)
- AtlasTI (Software de mapeamento de palavras)
- Mendeley (gerenciador de referencias da Elsevier)
- EndNote (Gerenciador de referencias da Clarivate)
- ArcGis Online (pagina/software para mapeamentos de áreas de estudos)
- Idem e Ibidem (Como utilizar durante a escrita)
Gerenciadores de Referências
- Mendeley – (Desenvolvido pela editora Elsevier)
- Mendeley buscas – (buscador de dados)
- Zotero – (Gerenciador de Referencias e citações)
- EndNote – (Gerenciador integrante da Clarivate/Web of Science)
Em construção...
Em construção...
Em construção...
Em construção...
Em construção...
Em construção...
Em construção...
Em construção...
Em construção...
Em construção...
Legislação para Pesquisa
Agenda 2030
- Cidades Sustentáveis e articulações governamentais
- Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS – ONU/BR
- Blog da Sustentabilidade e ESG
- Confederação Nacional dos Municípios – ODS
- Relatório ESG – Who Cares Wins – Quem se Importa Ganha mais
- Plano Nacional de Adaptação
Legislação Ambiental
- Política Nacional do Meio Ambiente
- Política Nacional de Mudança do Clima
- Política Nacional de Recursos Hídricos
- Política Nacional de Educação Ambiental
- Novo Código Florestal (Política Ambiental)
- Lei de Áreas de Proteção Ambiental
- Lei de Saneamento Básico
- Política Nacional de Resíduos Sólidos (Política Urbana e Ambiental)
- Lei de Crimes Ambientais
- Lei de Educação Ambiental
- Lei de Acesso ao SISNAMA – Sistema Nacional do Meio Ambiente
- Lei do SNUC -Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza
- Lei que dispõe sobre a Divisão territorial do País
- Política Nacional de Biossegurança
- Lei para o Zoneamento Ecológico-Econômico
- Lei de Cooperação entre os entes Federados para proteção Ambiental
- Lei de Gestão de Florestas públicas para a produção sustentável
- Lei de Estações Ecológicas – Áreas de Preservação Ambiental
- Plano Nacional de Adaptação
Legislação Urbanística
- Constituição Federal (Carta Magna)
- Estatuto da Cidade (Política Urbana)
- Lei de Uso e Parcelamento do Solo (Política Urbana)
- Política Nacional de Mobilidade Urbana (Política Urbana)
- Sistema Nacional de Habitação Social (Política Urbana)
- Nova Lei de Regularização Fundiária (Política Urbana)
- Novo Marco Legal do Saneamento (Urbanística e Ambiental)
- Lei de Organização dos Municípios
- Lei de Assistência Técnica e Gratuita para construção de habitação social
- Lei para Ocupação e Uso de áreas públicas urbanas por equipamentos
- Lei que define a desapropriação por interesse social
- Lei que dispõe sobre Loteamento Urbano
Normas para Pesquisa
- Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD
- Lei de Incentivo à produção científica e tecnológica
- Resolução CNS 510/2016 sobre Pesquisa com Humanos
- Resolução CNS 466/2012 dispõe sobre testes em seres humanos
- Normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas
- Normas para formtação Stilo APA – American Psychological Asso
Produção Científica
Artigos Sobre o Sertão Produtivo / Semiárido brasileiro:
- DESENVOLVIMENTO, CRESCIMENTO OU EXPANSÃO URBANA? | Caderno de Geografia (pucminas.br)
- Compliance público como ferramenta de avaliação de políticas públicas: perspectivas a partir da regularização fundiária em Guanambi-BA | Revista Interdisciplinar (emnuvens.com.br)
Artigos Gerais
- Urban sustainability as a social function of the city: Strategic correlation based on Brazilian legislation with the new urban agenda and sustainable development goals
- Indicadores de Atividade Turística em Áreas de Bananais no Norte do Estado de Santa Catarina [Brasil] | Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade (ucs.br)
Resumos e Relatórios
- (PDF) Environment and Wellbeing: Assessment of quality of life through vegetation index in a neighborhood of a small-medium-sized Brazilian city (researchgate.net)
- (PDF) Health, Environment and climate change: a Brazilian case (researchgate.net)
- (PDF) Cities and Covid-19: challenges and strategies based on the Brazilian case (researchgate.net)
- (PDF) Industrial waste valorization: Contributions to achieving the SDGs in Brazil (researchgate.net)
- (PDF) Transforming Lives and Landscapes: The Innovative Journey of Fokus Frauen Switzerland and Casa de Maria in Northeast Brazil (researchgate.net)
- (PDF) The role of waste valorization in the transition to the circular economy (researchgate.net)
- (PDF) Application of Multi-Criteria Analysis Model to Evaluate Integrated Transport Systems (ITS): A case study in Florianópolis, Brazil (researchgate.net)
Mapas e Figuras