A Nova Medicina
January 29, 2025
Afya Guanambi é inaugurada na Bahia com o propósito de se tornar o melhor curso de Medicina do estado
A Sociedade Padrão de Educação Superior inaugurou, em agosto de 2018, uma nova Instituição de Ensino Superior (IES) no estado da Bahia. As Faculdades Integradas Padrão – Afya Guanambi chegaram ao sudoeste baiano com o propósito de ofertar o melhor curso de Medicina do estado.
Classificada em primeiro lugar pela concorrência do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, e credenciada pelo Ministério da Educação em julho deste ano, A Afya Guanambi apostam na inovação em sua proposta pedagógica e infraestrutura exclusiva aos acadêmicos e professores, contanto com os mais sofisticados laboratórios para a experiência na prática e a utilização dos principais centros de saúde pública da cidade.
"O curso possui uma proposta inovadora porque agrega novos elementos à metodologia da PBL – Aprendizagem Baseada em Problemas, do inglês: Problem Based Learning, que tornarão os encontros teóricos mais dinâmicos”, explica o coordenador do curso de Medicina, Dr. Antônio Prates Caldeira. Ao longo da graduação, as práticas em ambientes simulados, com apoio de manequins e modelos tecnológicos, possibilitarão também o desenvolvimento de habilidades em espaço seguro, onde o estudante pode repetir procedimentos até sentir-se habilitado para a prática. “Além disso, contamos com um suporte laboratorial muito robusto, biblioteca com acervo atualizado e equipamentos de videoconferência que possibilitarão contato dos alunos com outros centros de educação médica em tempo real", acrescenta Caldeira.
Segundo o coordenador, a instituição conta com uma equipe de pedagogas dedicadas e bastante envolvidas e comprometidas com o processo de ensino-aprendizagem: “Esta equipe trabalha de forma conjunta da capacitação dos professores para esse processo e que sempre orientam o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem”. A diretora Acadêmica, Professora Vânia Torres, é exemplo disso. Segundo ela, nos currículos baseados em PBL, os estudantes são ensinados em módulos em que os assuntos relativos às disciplinas e as habilidades são integradas, em torno de um tema central. “A Afya Guanambi, ao adotar a ABP, levou em consideração os quase 60 anos de implantação da ABP e buscou revitalizar as práticas de aplicação dessas abordagens adotadas até agora. Assim, a instituição, antes da sessão de análise, ou seja, de abertura do problema, instituiu uma plenária com toda a turma, bem como com a presença de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, em que, a partir de uma situação real, os estudantes possam discutir e elaborar questões que servirão de guia para todos os módulos do semestre. Outra inovação é a utilização de problemas que não sejam apenas escritos. Notícias, reportagens, fatos reais etc. serão usados como problemas para motivar o aluno, estimular a integração dos conteúdos e promover outros aprendizados. Além disso, uma plenária final, ao término do módulo, reunirá os estudantes para apresentarem uma síntese dos conhecimentos construídos. As práticas laboratoriais e a interação comunitária também acontecerão em sintonia com os módulos tutoriais” explica. “Acreditamos que outras renovações, ao longo do processo, são necessárias para contribuir para consolidação dos princípios norteadores dos que fazem a educação pela ABP”.
Logo nas primeiras atividades do semestre, a turma de 60 acadêmicos provenientes do primeiro Processo Seletivo, realizado no sábado (18), recebeu, como cartão de visita, a Aula Inaugural, na terça-feira (21), com a palestra sobre “Ética e Práticas Médicas” do professor especialista em Filosofia, Marcelo Moebus.
“Já nos primeiros dias aula, pude ver o quanto a equipe de professores, coordenadores e diretores são comprometidos com o curso e com a faculdade como todo. Em especial, os diretores e coordenadores, que são pessoas preparadas e capacitadas para os seus cargos e já possuem histórico de comprometimento e qualidade no que fazem. Além disso, a equipe de professores é muito capacitada e estão mostrando muita qualidade no que eles estão apresentando”, comenta a acadêmica Karen Teixeira Gomes. “Estamos sendo muito bem acolhidos pelA Afya Guanambi e a estrutura está superando todas as nossas expectativas” conta.
FIP em GUANAMBI
A inauguração das Faculdades Integradas Padrão foi selada pela solenidade de descerramento da faixa que simbolizava o marco zero do prédio de 7,5 mil metros quadrados, construído no bairro Santa Catarina, saída da cidade para a BR-122 – rodovia que leva ao estado de Minas Gerais. “As Faculdades Integradas Padrão nascem em Guanambi, na Bahia, mas não deixam de ter uma forte ligação com Minas Gerais”, diz o diretor do campus Prof. Rafael Silva Gontijo. “Afinal, pertencemos à Sociedade Padrão de Educação Superior – mesma mantenedora das Faculdades Integradas Pitágoras, as FIPMoc, de Montes Claros, no Norte de Minas. Por isso, temos uma experiência de quase vinte anos trabalhando com educação de ensino superior”, completa o diretor.
“Do curso de Medicina em Montes Claros, onde já contamos com nove turmas formadas, trazemos a mesma qualidade de excelência, avaliada pelo MEC e demais órgãos, que nos colocam como referência em formação médica no estado. Então, a nossa filosofia de trabalho para Guanambi é de dar prosseguimento na qualidade de ensino”, conclui Gontijo.
Durante a cerimônia de inauguração, em evento onde reuniu as principais autoridades locais, acadêmicos, professores, diretores e os sócios proprietários da Sociedade Padrão de Educação Superior, A Afya Guanambi mostraram a que veio: ser uma faculdade modelo.
“Desde que foi publicado o resultado que nos classificou em primeiro lugar na concorrência para abrir uma faculdade de Medicina aqui em Guanambi, meus sonhos de educadora entraram em cena: Fazer uma faculdade modelo na Bahia”, relata a sócia proprietária e diretoria Executiva da mantenedora, Professora Fátima Turano. Segundo ela, dar início aos trabalhos da nova instituição foi um desafio conturbado. “Começaram a surgir inúmeros problemas. Fomos surpreendidos com uma reportagem sem fundamento, que, além de nos colocar na ‘berlinda’, denunciava o MEC como fraude no processo. Aquilo me feriu profundamente”, lembra a diretora “Faço educação a 36 anos, minha vida é um livro aberto. Lutei muito, a vida inteira, para construir um nome que me identificasse e, naquele momento me vi sem ter o que fazer, lutando contra algo muito forte, além dos meus limites e possibilidades”, revela. “O Padre Ivan Clementino – um padre que há muito me acompanha, que formou em Medicina nas FIPMoc, me dava forças dizendo que a luta era grande, mas a vitória seria certa e que a justiça divina iluminaria a justiça do homem. A sindicância foi aberta e durou três meses, até que se provou idoneidade no processo. Portanto, como se diz hoje em dia: uma ‘fake news’ muito bem orquestrada atrasou este momento”. Ressalta Fátima Turano: “mas ao chegar aqui em Guanambi, após as publicações da autorização e do credenciamento, numa entrevista coletiva à imprensa, senti o carinho, a receptividade, o acolhimento. Definitivamente, estava em casa e é assim que me sinto: em casa!”, comemora.
De braços abertos para receber mais uma empresa que promete gerar progresso ao sudoeste baiano, o prefeito municipal, Jairo Magalhães, já enxerga frutos e soluções na saúde pública: “É de grande importância a presença dA Afya Guanambi. Não só para os alunos que vão estudar aqui, mas o fortalecimento da nossa cidade como polo regional da educação”.
Presente na inauguração de mais um empreendimento em parceria com a Sociedade Padrão de Educação Superior, o professor e empresário Walfrido dos Mares Guia manifestou satisfação com a implantação da faculdade de medicina: “É um dia de grande alegria para todos nós que estamos contribuindo desde 2001, em Montes Claros (MG), com as FIPMoc. Hoje, estamos começando nosso trabalho na Bahia com A Afya Guanambi, inaugurando o curso de medicina, com 60 alunos que já iniciaram as aulas, após um vestibular com mais de 600 candidatos, para que nós pudéssemos agora estender a Guanambi toda a nossa experiência adquirida, com o trabalho extraordinário que já vem sendo feito em Minas Gerais, sob liderança incontestável da competente e querida professora Fátima Turano”.
Primeiros passos
“Sem perda de tempo”: assim começou o semestre letivo da “Turma 1”. Em menos de uma semana, o conteúdo das aulas em turno integral, ministrados por um experiente corpo docente, introduziu os acadêmicos à rotina das aulas do primeiro período, de agosto a dezembro de 2018. Além da aula inaugural e da semana de introdução, os futuros médicos receberam dA Afya Guanambi a principal ferramenta de estudo. “Realizamos uma linda cerimônia para presenteá-los com os jalecos. Convidamos os pais para este momento tão especial em família. Nesta cerimônia foi dedicado um momento divino para celebrarmos com a benção de Deus os estudos, pesquisas e trabalhos destes acadêmicos”, reforça a diretora Fátima Turano.
Desta forma, A Afya Guanambi ditam o final feliz do sonho realizado e o início de uma longa jornada. “Tenho uma história de vida na educação, e por amar o que faço, prometo que aqui será feito o melhor trabalho educacional, o melhor curso de medicina da Bahia, senão do país. Obrigada por confiarem na Afya Guanambi”, finaliza a professora Fátima Turano.